sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Poesia Sufi e a Religiosidade da Cidade

Recentemente percebi que o meu blog esta tratando muito de religião.

Acho que devo certas explicações, e nada melhor do que Poesia Sufi para explicar isto.

Em Jerusalem, a presença de simbolos religiosos, pessoas religiosas, prédios religiosos, templos, cruzes, meia-luas, freiras, burqa, kipa é omnipresente. Os meus encontros recentes, tem sido com pessoas muito interessadas no lado religioso da cidade e as perspectivas de muitas coisas, principalmente a política, recebe muitas vezes uma explicação bíblica ou sagrada.

De qualquer maneira, recentemente li um pouco sobre o Islã. Não sei se por interesse ou por tantas pessoas me encher com uma interpretação super positiva ou super negativa. Nessas pesquisas e leituras, acabei encontrando algo que me muito me chamou a atenção: Poesia Sufi.

O Sufismo é um grupo minoritário dentro do Islã que se identifica pela maneira como qual rezam. Eles acreditam numa experiência pessoal com Deus que pode ser atingido por maneiras religiosas: então algumas pessoas dançam, outras cantam, outras escrevem poesias!

Traduzi alguns clássicos da peosia Sufi abaixo para seu deleite:

-----------

Ô Deus,
Se rezo assim para Você,
Se rezo assim, apenas,
Pelo medo que me enche ao lembrar dos portôes do Inferno.
Lhe imploro, me envie diretamente para as chamas deste Inferno.

Õ Deus,
Se rezo assim para você,
Se rezo assim, apenas,
Pelo desejo puro que me invade ao lembrar das doçuras do Paráiso.
Lhe imploro, feche portões altissimos em frente deste Paraíso.

Mas Deus,
Se eu rezo por Você, e apenas por Você,
Por sua presença e existência, aqui e para sempre,
Aqui e em todo lugar.
Lhe imploro, que me permite presenciar sua beleza a cada segundo
Desta minha pobre existência.

Rabi´a al-Adawiyya

-----------

No amor, nada existe que possa separar dois corações.
As palavras, as frases, nasceram da saudade,
A saudade é a única que explica o Todo Poderoso.
Aquele que sente saudades, sabe;
Aquele que tenta explicar, mente.
Como se pode explicar algo,
Que esta presente dentro de você e te embebeda?
E dentro do qual você vive a cada segundo?
E que vive apenas para que você possa orientar sua jornada?

Rabia al-Adawiyya

2 comentários: